Skip to main content

O PROGRAMA

Para ampliar a oferta de profissionais qualificados para o mercado, a Ferrari Agroindústria realiza em parceria com o Senai Araras o Programa Capacite Mais, que oferece aulas práticas e teóricas nos espaços de trabalho da usina. O objetivo é o de preparar novos profissionais para assumirem funções especializadas, assegurando uma sucessão adequada aos atuais colaboradores, que garantam o desempenho e a competitividade da empresa. Para os participantes, o Programa oferece a oportunidade do primeiro emprego. A cada edição, o Programa seleciona uma nova área da empresa para qualificar os novos profissionais.

Com uma preparação teórica e prática de 18 meses e remuneração de acordo com o piso salarial, a título de bolsa aprendizagem. Alguns profissionais da empresa são preparados pelo Senai para atuarem como tutores dos jovens durante o estágio, oferecendo conteúdos comportamentais e técnicos. A realização do estágio em ambiente corporativo é uma iniciativa inédita nos programas de formação com a assinatura do Senai de Araras.

CAPACITE
MAIS I

  • 14 jovens da cidade de Santa Cruz das Palmeiras – SP;
  • Idades de 18 a 22 anos;
  • Formação na área de Manutenção Agrícola e Automotiva de forma geral;
  • Início em 2021 e término em setembro de 2022;

CAPACITE
MAIS II

  • 16 jovens dos municípios de Santa Cruz das Palmeiras e Porto Ferreira – SP;
  • Idades de 18 a 25 anos;
  • Formação na área de Manutenção Eletromecânica;
  • Início em 2022 e término em setembro de 2024.

Cenário

A Ferrari Agroindústria está situada em região que abriga grande concentração de usinas sucroenergéticas. Umas das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas do setor é a escassez de mão de obra qualificada. Esse cenário ocorre em meio ao grande número de pessoas em idade economicamente ativa fora do mercado de trabalho, notadamente jovens em busca do primeiro emprego.

Resultados Obtidos

No mês de fevereiro de 2024, será concluído o processo de formação da segunda turma do Programa Capacite Mais, dessa vez com foco em profissionalização na área de Manutenção Eletromecânica. A expectativa, é que todos os participantes do programa sejam absorvidos pela empresa: os jovens serão efetivados ao quadro de colaboradores, em cargos de início de carreira como: auxiliar de manutenção, mecânico, eletricista (posições em nível júnior) no setor de Manutenção Industrial, resultando em ganhos na qualidade de mão de obra da empresa, dada a formação e qualificação técnica de destaque.

O programa permitiu, também, o desenvolvimento dos líderes e tutores entre colaboradores do quadro de Manutenção Industrial, já que eles puderam acompanhar e orientar os jovens durante o programa, aprimorando sua capacidade de ensinar e dar feedback. Portanto, o programa, além de capacitar os jovens participantes, também aprimorou a capacidade de liderança de colaboradores já estabelecidos na empresa.

Sob o ponto de vista da economia da região, a Ferrari Agroindústria contribuiu na formação de pessoas qualificadas para ocuparem as vagas abertas pelo setor sucroenergético, um dos segmentos mais representativos do setor produtivo da região.

Sob perspectiva da Agenda ESG, o impacto social gerado pelo programa foi extremamente positivo, pois ofertou a oportunidade do primeiro emprego qualificado e gerou postos de trabalho formal e renda para 16 jovens dos municípios de Santa Cruz das Palmeiras e Porto Ferreira.

O Projeto atende a todas as dimensões da Agenda ESG, consolidando a oferta de mão-de-obra para uma indústria cada vez mais tecnológica, o ingresso de jovens no mercado de trabalho, a oportunidade de geração de renda e a superação da falta de mão de obra qualificada, uma deficiência produtiva para as empresas do setor.

Investimentos

A Ferrari Agroindústria investe com recursos próprios no programa. O investimento refere-se à contrapartida contratada junto ao SENAI e a remuneração e benefícios oferecidos aos jovens, que desde o início das aulas foram contratados pela empresa. Na segunda edição, mais de R$ 1,5 milhão foi investido.