Skip to main content

Açúcar

A empresa utiliza a cana-de-açúcar para fabricar três tipos de açúcar bruto a granel: o VHP (Very High Polarization), que é usado como matéria-prima para a produção de açúcar refinado e em outros processos de industrialização. Além disso, também produz o VHP PLUS e o VVHP.

O açúcar resultante é destinado tanto ao mercado interno quanto à exportação, sendo esta última realizada por meio da Copersucar, a maior cooperativa brasileira do setor de logística e exportação de produtos sucroenergéticos. A produção da empresa desempenha um papel fundamental na alimentação do Brasil e do mundo!

200 mil

Toneladas/safra

ETANOL

O Brasil é um grande produtor de etanol combustível e é considerado a primeira economia sustentável com base em biocombustíveis do mundo. Além disso, o país é um líder na indústria de biocombustíveis, servindo de modelo para outros países.

Seu etanol de cana-de-açúcar é considerado “o combustível alternativo mais bem-sucedido até o momento” devido à adoção da tecnologia agrícola mais eficiente para o cultivo de cana-de-açúcar no mundo, bem como o uso de equipamentos modernos na área industrial.

Em 2010, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos designou o etanol brasileiro como um biocombustível avançado, devido à sua capacidade de reduzir em até 61% as emissões totais de gases do efeito estufa ao longo do ciclo de vida, incluindo emissões diretas e mudanças no uso indireto da terra.

Existem dois tipos de etanol:

1. Etanol Anidro: Álcool Etílico Anidro Carburante, seguindo as especificações da ANP, que possui até 0,5% de água e é utilizado na mistura com a gasolina.

2. Etanol Hidratado: Álcool Etílico Hidratado Carburante, destinado ao uso direto em veículos movidos a álcool e em veículos flexfuel.

130 mil

metros cúbicos por safra

60 mil

metros cúbicos por safra

70 mil

metros cúbicos por safra

ENERGIA

Produzimos energia limpa e renovável a partir do bagaço e da palha da cana.
A capacidade de cogeração anual é de 400 GWh.

Para região Sudeste é considerado um consumo médio de 2.698 KWh por habitante por ano, segundo dados de 2020.

Portanto, a energia produzida é suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 150 mil habitantes.

A Engie Brasil Energia é responsável pela cogeração, distribuição e comercialização da energia elétrica.

400

GigaWatts/hora

280

GigaWatts/hora

LEVEDURA

As leveduras são microrganismos responsáveis pela fermentação alcoólica, transformando o açúcar da cana em etanol. O excedente de levedura resultante da produção alcoólica é processado na Fábrica de Levedura. A Ferrari Agroindústria mantém uma parceria com a ICC para a comercialização de toda a produção de levedura.

A levedura seca é utilizada como suplemento nutritivo em formulações de ração animal, devido ao seu alto teor proteico, concentração elevada de vitaminas do Complexo B e excelente balanço de aminoácidos. Além disso, atua como agente palatabilizante, melhorando o sabor da ração, e tem propriedades de antibiótico natural. É indicada para uso em rações de aves, suínos, bovinos, caprinos, peixes, camarões, equinos, cães, gatos e outros.

A Ferrari Agroindústria fornece para a ICC Brazil toda a sua produção de levedura seca de cana-de-açúcar, comercializada com a marca Star-Yeast (ICC).

14

toneladas/dia

PRODUÇÃO DE GRÃOS

O Grupo Ferrari possui uma fazenda em Canarana, no Mato Grosso, com foco na produção de grãos, como soja e milho.

GESTÃO DA QUALIDADE E
SEGURANÇA DE ALIMENTOS

A Usina Ferrari assegura o atendimento a todos os requisitos normativos e estatutários, com o objetivo de fabricar produtos seguros que satisfaçam as necessidades de seus clientes. Nossa prioridade é a implantação e manutenção dos Sistemas de Gestão da Qualidade.

A implantação do Sistema de Gestão da Qualidade teve início em 2011, com o mapeamento dos processos, padronização das atividades e a elaboração de procedimentos e documentações pertinentes, com registros adequados. Nosso sistema é fundamentado nos conceitos do Programa TQM – Total Quality Management (Gestão da Qualidade Total).

PROGRAMA 5S

O Programa 5S é a base para certificações, envolvendo os trabalhadores na busca por melhorias na execução do trabalho. Com criatividade, eles desenvolvem soluções pessoais e em grupo para aprimoramentos, sentindo-se motivados e valorizados por gerar mudanças que contribuem para melhores resultados. Nossos princípios fundamentais incluem atuar dentro de padrões éticos e morais, buscando a sustentabilidade.

Além disso, buscamos a melhoria contínua da eficácia dos sistemas, garantindo a satisfação dos nossos clientes. Investimos na capacitação e profissionalização dos colaboradores, garantindo sua segurança e saúde. Respeitamos o meio ambiente em todas as nossas atividades.