Skip to main content

O processo produtivo da Ferrari Agroindústria tem início no campo, abrangendo mais de 50 mil hectares de terras cultiváveis, incluindo áreas próprias, arrendadas e de fornecedores.

A empresa valoriza sua terra, que é seu principal ativo, cuidando dela com tratos culturais e tecnologia agrícola desde a década de 1950, mantendo o mesmo ambiente de produção ao longo dos anos.

A agricultura de precisão é uma ferramenta essencial para o gerenciamento da produção na usina, integrando os processos desde o planejamento topográfico, preparo do solo, plantio até a colheita eficiente e com menos perdas.

A Ferrari Agroindústria investe constantemente na renovação de seus canaviais, utilizando a colheita mecanizada da cana crua em 100% das áreas. A colheita da cana crua refere-se ao processo em que a cana-de-açúcar é colhida sem a queima prévia dos canaviais, preservando o aspecto natural da planta. Além de proporcionar um grande avanço na preservação do meio ambiente, a colheita da cana crua também garante maior rendimento operacional e qualidade da matéria-prima.

A São Luiz Bioenergia foi adquirida pela joint-venture formada entre a Ferrari Agroindústria e o Grupo Vale do Verdão em maio de 2021. A São Luiz produz açúcar VHP e etanol hidratado. A Cogeração possui uma UTE moderna em alta pressão com 70MW de capacidade instalada.

A São Luiz Bioenergia está a localizada a 8 quilômetros da Ferrari Agroindústria. O canavial possui raio médio de 30 quilômetros nas duas usinas, formando um cluster de capacidade de moagem de 6.7 milhões de toneladas de cana e área de produção de cana própria e fornecimento de 87 mil hectares.

A integração das empresas racionalizou a produção e logística da cana, aumentando as áreas contiguas de colheita e redução de raio médio em ambas unidades, reduzindo sensivelmente os custos das operações de corte, carregamento e transporte.