Skip to main content
Notícias

Ferrari Agroindústria conquista pelo segundo ano consecutivo o prêmio IAC Produtividade região de Jaú

By 16 de setembro de 2025No Comments

Usina Ferrari - Prêmio IAC

A Ferrari Agroindústria foi a vencedora do 3º Prêmio Produtividade com Modernidade do Programa Cana IAC, pela região de Jaú. A premiação foi entregue ao Gerente Agrícola, Sérgio de Paula Eduardo e aos supervisores agrícolas, Carlos Renato Smirmaul e Socrates Fernando Gregorio por Rubens Braga Junior, Consultor IAC e por Marcos Landell, Diretor Geral do Instituto Agronômico, durante evento realizado no dia 10 de setembro no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento de Cana-de-Açúcar IAC em  Ribeirão Preto, SP.

Meritocracia é a palavra-chave do Prêmio que considera o número de toneladas de ATR por hectare, obtido pela média aritmética dos cinco primeiros cortes (TAH5) e o índice de liberação varietal (ILV), que revela a idade média das variedades utilizadas, que quando associados, geram o Índice IAC de Produtividade com Modernidade (IPM). A transparência, e a abrangência dos dados, demonstram a dinâmica do setor canavieiro

A 3ª edição do Prêmio Produtividade com Modernidade, do Programa Cana do Instituto Agronômico (IAC), recebeu inscrições de 243 empresas, todas com produção superior a 500 mil toneladas, em 13 estados. Além da cerimônia de premiação, o evento contou com uma programação de palestras voltadas ao futuro da cana-de-açúcar, abordando desde a evolução das variedades até estratégias de planejamento e novas tecnologias aplicadas no campo.

Região de Jaú

Da região de Jaú, a Ferrari Agroindústria foi a primeira colocada entre as 21 empresas que enviaram dados de produção de cana.

O Índice IAC de Produtividade com Modernidade (IPM) é obtido através da equação: IPM = TAH5 – 0,20 x ILV. O TAH5 (toneladas de ATR por hectare) é dado pela média aritmética dos cinco primeiros cortes da unidade produtora, para que se isole o efeito do estágio médio de corte. Já o ILV (Índice de Liberação Varietal) revela a idade média das variedades utilizadas a partir do ano de sua liberação comercial.

Além de representar o maior levantamento do Brasil para apurar a produtividade de cana com o uso de variedades modernas, o Prêmio estratifica as principais regiões canavieiras. Os produtores são avaliados levando em consideração os mesmos ambientes de produção: solo, clima, e principalmente o regime hídrico.

“Este Prêmio é o reconhecimento pelo sucesso do trabalho conjunto, a partir das diretrizes de nossa Diretoria, do alinhamento de nossas lideranças e da dedicação de nossos colaboradores. Somos um time vencedor, que investe em tecnologia, segurança e desenvolvimento humano para alcançarmos novos patamares de produtividade, com sustentabilidade”.

Sérgio de Paula Eduardo
Gerente Agrícola Ferrari Agroindústria