Skip to main content

As certificações conquistadas pela Ferrari Agroindústria atestam o cumprimento das exigências da legislação e as boas práticas adotadas em todo o processo produtivo.

RENOVABIO

A Ferrari Agroindústria obteve a recertificação na Política Nacional de Biocombustíveis – RenovaBio em 2022. Essa política estabelece o reconhecimento do papel estratégico dos biocombustíveis na matriz energética brasileira, abordando sua contribuição para a segurança energética, previsibilidade de mercado e mitigação das emissões de gases do efeito estufa no setor de combustíveis.

O programa RenovaBio possui objetivos centrais, tais como: o cumprimento dos Compromissos Nacionalmente Determinados (CND) do Brasil no contexto do Acordo de Paris, a promoção da expansão do uso de combustíveis renováveis na matriz energética, e a geração de ganhos de eficiência energética e redução de emissões de gases do efeito estufa na produção, comercialização e utilização de biocombustíveis.

Essa recertificação reforça o compromisso da Ferrari Agroindústria S/A com a produção de biocombustíveis, visando uma oferta de energia cada vez mais sustentável, competitiva e segura.

ETANOL MAIS VERDE

A Ferrari Agroindústria é signatária do Protocolo Etanol Mais Verde, um acordo que teve início em 2007 entre o Governo do Estado de São Paulo e o setor sucroenergético. Esse protocolo tem como objetivo consolidar o desenvolvimento sustentável do segmento e direcionar ações para superar os desafios decorrentes da mecanização da colheita da cana-de-açúcar. Para isso, foram definidas dez diretivas técnicas a serem seguidas pelas usinas e fornecedores de cana:

  1. Eliminação da queima;
  2. Adequação ao Código Florestal Brasileiro;
  3. Proteção e restauração das áreas ciliares;
  4. Conservação do solo;
  5. Conservação e reuso da água;
  6. Aproveitamento dos subprodutos da cana-de-açúcar;
  7. Responsabilidade socioambiental e certificações;
  8. Boas práticas no uso de agrotóxicos;
  9. Medidas de proteção à fauna;
  10. Prevenção e combate aos incêndios florestais.

Além de sua importância a nível regional e nacional, o Protocolo Etanol Mais Verde possui relevância internacional, uma vez que as empresas participantes são responsáveis por uma parcela significativa da produção global de biocombustíveis e açúcar.

SELO VERDE

A Ferrari Agroindústria, em parceria com a Ecoagro, emitiu um título verde (green bond) no ano de 2021. Esse título foi estruturado de acordo com os critérios de bioenergia estabelecidos pelos Green Bond Principles.

A emissão desse título reforça a estratégia da Ferrari Agroindústria em ampliar sua oferta de operações com características sustentáveis, alinhadas com os compromissos climáticos e as boas práticas na agricultura.

ALIMENTAÇÃO ANIMAL – GMP+ B2

A levedura produzida pela Ferrari Agroindústria é certificada de acordo com a norma GMP+ B2 (Produção de Ingredientes para Ração Animal). Essa certificação garante que a produção segue padrões e exigências internacionais de qualidade e boas práticas de fabricação, proporcionando opções seguras para a nutrição animal. Essa abordagem assegura que não haja prejuízos para a saúde dos animais, para o produtor ou para o consumidor final.

EXPORTAÇÃO DE ETANOL – EUA

A Ferrari Agroindústria atende aos requisitos do Programa Renewable Fuel Standard RFS2 da EPA (Environmental Protection Agency), a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, bem como aos requisitos do CARB (California Air Resources Board), o órgão regulador do Estado da Califórnia, e ao Low Carbon Fuel Standard (LCFS), programa específico para o etanol.

Esses programas estabelecem diretrizes e critérios para garantir a produção e o uso de biocombustíveis sustentáveis, visando a redução das emissões de gases de efeito estufa e a proteção ambiental. A Ferrari Agroindústria cumpre rigorosamente esses requisitos, reforçando seu compromisso com a produção e comercialização de combustíveis renováveis de baixo carbono.

EXPORTAÇÃO DE ETANOL – JAPÃO

A Ferrari Agroindústria atende aos requisitos do METI (Ministry of Economy, Trade and Industry), o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão. Esses requisitos abrangem regulamentos e padrões relacionados à produção e comercialização de biocombustíveis, visando à sustentabilidade e ao cumprimento de normas específicas estabelecidas pelo órgão governamental japonês. Ao atender a esses requisitos, a Ferrari Agroindústria demonstra seu compromisso em fornecer produtos de alta qualidade, sustentáveis e em conformidade com as regulamentações do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.