Skip to main content
Notícias

Ferrari Agroindústria conquista Prêmio IAC Produtividade com Modernidade 2024

Pelo segundo ano consecutivo, a Ferrari Agroindústria conquistou o Prêmio IAC Produtividade com Modernidade 2024, representando a região produtora de Jaú – SP.

O gerente agrícola Sergio de Paula Eduardo representou a Ferrari Agroindústria na cerimônia de entrega do prêmio, realizada no dia 11 de setembro no Centro de Cana IAC em Ribeirão Preto.

Um total de 221 empresas de 17 estados brasileiros concorreram ao prêmio, todas com produção superior a 500 mil toneladas de cana. Juntas, as empresas representam 63% da produção de cana-de-açúcar do país.

O prêmio é conferido às empresas partir do conceito de produtividade com modernidade:  produzir mais, investindo em novas variedades de cana.

O uso de variedades mais modernas, significa não só maior produtividade, mas também a diminuição do custo de produção.

“O destaque desta conquista é a determinação da diretores e acionistas da Ferrari Agroindústria que criam condições ideais e estimulam o desenvolvimento da produção. O prêmio também se deve ao engajamento e trabalho dedicado de toda a equipe agrícola da empresa, que não mediu esforços, se superou e, comprometida com a produção, alcançou esse resultado excepcional.”, destaca Sérgio.

Entenda o Prêmio

A premiação levou em consideração o número de toneladas de ATR por hectare, obtido pela média aritmética dos cinco primeiros cortes e o índice de liberação varietal, que revela a idade média das variedades utilizadas.

O Prêmio valoriza os produtores que acreditam na eficácia das novas variedades de cana criadas por todos os programas de melhoramento nacionais.

“A produtividade tem muita relação com o ano agrícola, e os dois últimos anos foram muito diferentes, a safra 2022/23 foi de seca e de baixa produtividade, o que já vinha ocorrendo ao longo do tempo, já 2023/24 teve uma safra recorde, com muita chuva: “Quem consegue ser mais responsivo a um ambiente climático melhor consegue elevar, em muito, a produtividade, por isso era de se esperar a mudança entre os vencedores regionais e o vencedor nacional” Rubens Braga Junior, Consultor IAC.

“O uso dessas novas tecnologias varietais, com uma maior capacidade de produzir em soqueiras, por conta da elevada brotação e da excepcional emissão de colmos para o ciclo que se segue, será essencial, e atuará como um verdadeiro “antídoto” para os males causados pelos incêndios em vasta região do Centro Sul do Brasil, pois a recuperação vai exigir muita ciência e tecnologia para amenizar, ao máximo, o aumento no custo de produção”. Marcos Landell, Diretor Geral do Instituto Agronômico